" TUDO PODE AQUELE QUE CRÊ EM DEUS"

"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei , quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança"
Anônimo

Por que utilizar TIC com alunos com dificuldades de aprendizagem?
          As Tecnologias da Informação e Comunicação — TIC — podem ser utilizadas para apoiar alunos com necessidades educativas diversas. Existem hoje múltiplos recursos que podem ser utilizados no apoio ao acesso e progressão de alunos com dificuldades de aprendizagem.
        Na educação de alunos com necessidades educativas especiais, de forma transversal a todas as áreas, as TIC permitem aos alunos serem participantes activos na sala de aula porque:
             - Oferecem oportunidades para o encontro de diferentes estilos de aprendizagem;
           - São um meio motivante porque permitem experimentar, editar, assumindo o caráter provisório dos estádios do seu trabalho;
           - Aliviam algumas das pressões físicas, pelo seu caráter de automaticidade de procedimentos;
                - Permitem o desenvolvimento de independência;
           - Garantem a privacidade do trabalho que se desenvolve ao ritmo do aprendente;
           - Podem facilitar a comunicação e interação social, incluindo os alunos numa comunidade mais lata;
           - Podem apoiar a produção de resultados bem apresentados e de elevada qualidade.
        Para o Professor, as TIC constituem-se como uma ferramenta de especialização porque:
          - Adéquam e adaptam as tarefas às capacidades e competências dos alunos;
          - Funcionam como um meio para os alunos com NEE publicarem o resultado do seu trabalho para um público mais vasto;
          - Oferecem uma gama disponível de hardware e software de apoio e inclusão de todos os alunos e assuntos;
          - Facilitam a continuidade e a progressão;
          - Permitem ao professor a produção de materiais apropriados;
          - Permitem ao professor aceder a materiais livres, adaptáveis para apoiar as necessidades educativas especiais, em suporte electrónico a partir de diversas fontes;

          - Facilitam um modo colaborativo de trabalho, onde os professores podem partilhar recursos e materiais utilizando a Web e o correio electrónico;
          - Fornecem um meio de manutenção de registos de progresso individual.
 Tendo em conta as características e necessidades de cada aluno, bem como as estratégias especificas aconselhadas para os contextos específicos de aprendizagem, o recurso às TIC poderá ser uma mais valia na inclusão de alunos com necessidades educativas especiais.

Retirado do site:
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário