" TUDO PODE AQUELE QUE CRÊ EM DEUS"

"Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei , quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma criança"
Anônimo

Projetos de Embu das Artes para as pessoas com deficiências


Prefeito Chico Brito anuncia projetos para pessoas com deficiência

Prefeito anuncia sede própria do CCPD e atendimento a 1,7 mil
O prefeito Chico Brito reuniu-se nesta segunda-feira, 25/2, com pais e responsáveis por pessoas com deficiência, moradoras de Embu das Artes, para tratar de assuntos referentes à construção da sede própria do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência, mais atendimento, mudança de endereço do CCPD e serviços municipais disponíveis para essa camada da população. “Até o próximo ano a sede própria do CCPD estará pronta. A obra já começou. Já há paredes levantadas, quadra e campo de areia feitos no terreno de 8, 5 mil m² no Jd. São Marcos”, anunciou o prefeito, que foi aplaudido e elogiado pela iniciativa.
O Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência ficará no mesmoespaço da Praça da Juventude, no Jd. São Marcos. O prefeito convidou os participantes a visitarem a obra. No local, explicou como será feita a instalação do CCPD. Estão sendo construídos ginásio coberto, quadras, salas de atendimento, recepção, enfermaria e atividades, academia de ginástica regular e adaptada, pista de caminhada e banheiros comuns e adaptados próximos a cada equipamento e salas.Todo o prédio terá acessibilidade.
Lúcio Hipólito, irmão de Yasmin Aparecida, 26, do Jardim Santo Antônio; Maria Aparecida dos Santos Mazagutti, mãe de Aline, 27, do Jd. Pinheiros; e Carmem Ribeiro, mãe de Débora, 18, gostaram do encontro e elogiaram as medidas anunciadas pelo prefeito. “As notícias são boas e a melhor é que vamos ter um Centro para receber os jovens que saem do Vidigal, com o mesmo atendimento”, declarou Carmem.
SINERGIA E MAIS ATENDIMENTO
A construção do Centro tem uma importância ainda maior dentro do contexto de administração municipal, visto que já é um resultado dos ajustes adotados pelo prefeito no início desta gestão. Com a reforma administrativa (Lei Complementar nº 198/2013, aprovada na Câmara Municipal em 4/1), Chico Brito elevou a cidade a uma administração mais moderna e eficiente, implantando até mesmo um conceito diferenciado como o de sinergia (trabalho de vários setores para realizar uma tarefa), conduta empreendedora que chegou às grandes empresas no Brasil há pouco mais de uma década.
Essa agilidade ganhou força. Embu das Artes atende hoje 1.720 pessoas com deficiência, em programas oferecidos pelas secretarias de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. “Mais do que nunca vamos fazer as secretarias trabalharem em conjunto, de maneira integrada”, disse Chico Brito. Veja o que existe de programas para pessoas com deficiência nas secretarias:
Secretaria de Esporte
– atendimento a 25 pessoas com deficiência, de 6 a 50 anos, em atividades esportivas regulares
Secretaria de Educação
- Armando Vidigal: 111 pessoas com atendimento exclusivo em escala especial e educacional especializado
- Sala de Apoio ao Estudante com Deficiência (SAED): atendimento a 511 estudantes do Vidigal e rede regular
- Rede regular: 400 pessoas, com acompanhamento do Saed e equipe técnica do Vidigal
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional
- Centro Referência e Convivência da Pessoa com Deficiência: 36, entre jovens e adultos, de 18 anos ou mais, com deficiência intelectual e múltipla
Secretaria de Saúde
- Atualmente atende 134 pacientes de 3 a 91 anos, sendo que aproximadamente 54% estão acima de 60 anos
- Serviço de Atenção Domiciliar em Saúde (SADS): 427, nas UBS São Luiz e Eufrásio
- Projeto Desenvolver: 542, na Policlínica Independência e nas UBS Embu e Eufrásio
- Centro de Convivência: rede de serviços de saúde mental, Unidade de Atenção à Saúde, prevê a promoção de saúde através de oficinas sociais, passeios, eventos e geração de trabalho e renda.
- Serviço de Reabilitação: 100 pacientes, de 0 a 17 anos, em acompanhamento de Terapia Ocupacional
Participaram do encontro, no Centro Cultural Mestre Assis, o vice-prefeito Natinha, Alda Rebelo (secretária adjunta de Educação), Alan Ricardo Martins Leão (secretário de Cultura), Daniela Almeida (secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional), Silvino Bomfim (secretário de Esporte), Geraldo Juncal (secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Maíra Monteiro (secretária de Obras) e vereadora Dra. Bete, entre outros.

Galeria de Fotos

E

Nenhum comentário:

Postar um comentário